Ir para o conteúdo principal
Requisitos de conclusão

Inteligência Emocional e Resiliência

A Inteligência Emocional é, mais que nunca, uma aptidão fundamental em todos os domínios da atividade profissional e pessoal e a sua importância tende a crescer num mundo crescentemente dominado pela Inteligência Artificial.

É, pois, cada vez mais relevante identificar, compreender e gerir as nossas emoções e aplicar, em diversos contextos, diferentes estratégias e técnicas de gestão emocional e comportamental, bem como trabalhar a resiliência e a gestão de stress de forma eficaz, melhorando o desempenho pessoal e profissional.

 

Destinatários

Todos aqueles que pretendam desenvolver a sua inteligência emocional e as suas capacidades de resiliência e gestão de stress, de forma a atingir um bem-estar acrescido no âmbito pessoal e profissional.

 

Objetivos Pedagógicos

Dotar os participantes de competências e ferramentas que promovam uma gestão emocional mais eficaz, contribuindo de forma positiva para a melhoria do seu desempenho pessoal e profissional:

  1. Compreender o conceito de inteligência emocional
  2. Conhecer, identificar e gerir emoções em nós próprios e nos outros
  3. Identificar e utilizar técnicas e estratégias para uma gestão emocional eficaz
  4. Conhecer os fatores que aumentam a nossa capacidade de resiliência

 

Conteúdo Programático

  1. O conceito de Inteligência emocional: modelos e perspetivas
  2. Autoconsciência da influência das emoções em mim e nos outros
  3. Treino na utilização de estratégias e ferramentas para uma gestão emocional eficaz
  4. Aplicação da gestão emocional na relação com os outros: empatia e aptidões sociais
  5. Os fatores que influenciam a nossa capacidade de resiliência